Quer parar de procrastinar? Pois é, Geroldo também...

por Caio Pereira de Oliveira Moura

22:51, Segunda-feira. Semana praticamente acabada, ao menos, para Geroldo.

Trabalhos, matérias atrasadas, sono desregulado e fome. Você e eu aqui. Eu e você. Eu e eu. Você e você.

Geroldo não sabia mais o que fazer além de esperar e deixar para depois, gerando, assim, um círculo vicioso. Com aquela listinha “safada” — feita no Notion ou num Weekly planner baixado da internet — cheia de afazeres, e por mais importantes que sejam, prefere deixar para o Geroldo do futuro. Este, cujo é bem-sucedido, conseguiu estudar e entregar suas atividades com antecedência. Mas venhamos e convenhamos, ele não existe.

Geroldo então, procura ajuda no que é conhecido como pai dos intelectuais, burros, medíocres e loucos — às vezes um único indivíduo possui todas essas características — o Youtube. Claro, para tentar se sentir um pouco menos inútil, ele procura em inglês: How to stop procrastinating. Apenas para assistir um vídeo em outro idioma e forçar essa massaroca feita de papel machê, que ele chama de cérebro, a fazer um mínimo esforço. Ele vê um vídeo acolá outro aqui, só que agora parece inspirado, realiza que a coisa mais importante para ele, ou para qualquer outro bípede considerado racional — talvez nem tanto — é o tempo. E a pior sensação existente é o arrependimento. Não quer mais se arrepender, então tem que agir rápido!

É engraçado que em todos, eu disse todos, esses vídeos têm sempre um “engraçaralho” comentando que estava procrastinando quando assistia ao vídeo. E vem você, na maior cara-de-pau, e me pergunta:

— Então Geroldo parou com essa procrastinação deleitosa e começou a fazer suas obrigações, né?”

— Né?

...