Outras possibilidades para o mercado de Letras
A escolha de um curso universitário já é, por si só, bastante complexa para um estudante recém-formado do Ensino Médio, e, mesmo com a escolha feita, ainda pode existir a preocupação com a estratificação do curso, o que é uma questão muito recorrente para os estudantes de Letras. O curso em si costuma ser associado a carreiras na academia, no ensino ou na tradução, mas as opções são muito mais diversas do que isso. Tendo isto em mente, e para apresentar outra opção aos estudantes, a SarteL busca nesta matéria apresentar carreiras menos conhecidas no universo da Letras: a de UX writer e outras relacionadas, que surgem junto à consolidação dos meios digitais. Desse modo, buscamos apresentar novas possibilidades aos beletristas que ainda estão incertos quanto ao seu caminho profissional, e que também têm interesse pela área da comunicação.
UX writer: a carreira que facilita a experiência do usuário através da escrita
Quando você usa o aplicativo do Instagram ou do Facebook pela primeira vez, fica difícil não saber o que fazer para acessar a conta, não é? Isso porque imediatamente após entrar na plataforma é possível encontrar comandos que auxiliam o usuário a fazer login e como proceder caso não tenha uma conta ou esqueça sua senha. Esse resultado é atingido pelo trabalho do UX writer.
O que é um UX writer?
O termo “UX” é uma abreviação de User Experience e refere-se à experiência do usuário, e “writer” significa escritor. Nesse sentido, o UX writer é o profissional que escreve para garantir a melhor experiência para o usuário de um produto digital, desde guias de utilização das plataformas, mensagens de erro de páginas online etc. Esse modelo de escrita tem a finalidade de tornar a navegação simples e intuitiva para que o usuário sinta que conhece bem a plataforma, mesmo que seja seu primeiro acesso. O UX não se refere somente à interação do usuário com o produto, mas também a todo o ciclo de relacionamento da pessoa com essa marca.
Assim, o profissional deve conhecer seu público-alvo e analisar quem utiliza o produto, qual é o seu perfil e como o utiliza. Para mais, o UX writer deve conhecer muito bem a marca e o objeto com que trabalha, visto que sua função não está reduzida apenas à tarefa de escrever e revisar. A realidade dessa profissão é a compreensão dos objetivos da empresa e saber como organizar e priorizar aspectos essenciais do conteúdo do produto.
Como se tornar um UX writer?
Para se tornar um UX writer é muito importante que o profissional tenha habilidades técnicas específicas, como pesquisa e redação, e alguma familiaridade com softwares de design e prototipação. Além disso, o UX writing se baseia muito em pesquisas e testes com usuários; isto é, é analisado, por exemplo, se a alteração no texto de um botão alteraria o número de vendas no e-commerce da empresa. Da mesma maneira, é essencial ter um amplo conhecimento de gramática, do léxico da língua e de como construir mensagens claras e objetivas, de modo que o usuário entenda os comandos com facilidade. Em contraponto, apesar de grande parte dos UX writers não utilizarem ferramentas de design, ter esse conhecimento auxilia o profissional a entender melhor o funcionamento do produto que está sendo criado.
Tendo isso em vista, um profissional de Letras ou Jornalismo – ou qualquer outra área da Comunicação – não enfrentará grandes problemas ao ingressar na área do UX Writing, mas isso não é um requisito obrigatório. Ainda assim, não basta apenas fazer uma graduação ou um curso específico. O UX writer deve sempre buscar evoluir e se aprimorar na área. Existem diversos cursos, livros e podcasts para entender e se especializar nesse universo.
Ademais, segundo a pesquisa “Raio-X dos UX Writers Brasileiros 2021”, publicada na UX Collective, que entrevistou 363 profissionais, a média salarial de um profissional júnior no Brasil é de R$3.943,00. Já para um profissional sênior, a média é de R$8.761,00. Contudo, esses dados podem sofrer alteração dependendo do tamanho da empresa contratante e do estado em que estão sediadas.
O que é um copywriter?
Copywriting é a produção de textos persuasivos voltados para publicidade cujo objetivo principal é convencer seu público a tomar uma decisão. Nesse sentido, a ação em si pode variar: o consumidor pode comprar um produto ou acessar um conteúdo, entre outros. Um copywriter pode produzir peças publicitárias, roteiros de vídeos e de telemarketing, e até mesmo artigos. Para isso, o copywriter realiza uma pesquisa acerca das reações do público-alvo em relação ao produto. Nesse quesito, o escritor deve se preocupar em como o texto é recebido – se ele é aprovado, se as pessoas sentem afinidade ao lê-lo, se há coerência no que está sendo apresentado, e se está sendo dito o suficiente. Tendo em vista o caráter persuasivo desse tipo de texto, até mesmo o tom do enunciado, isto é, a ênfase aplicada, deve ser analisado.
Quais as diferenças entre um UX writer e um copywriter?
A diferença entre uma produção de copywriting e de um UX writer reside no caráter do texto produzido. Em geral, as propagandas redigidas por um copywriter são caracterizadas pela persuasão. Esse tipo de texto busca incentivar o consumidor a tomar uma decisão imediata. Já as produções de um UX writer possuem um teor mais informativo, visando facilitar a navegação de interfaces digitais, como aplicativos e sites.
O que é um technical writer?
Um technical writer, isto é, um redator técnico, é responsável por redigir textos instrutivos. Esse campo de escrita é voltado especialmente para a tecnologia. Suas produções podem variar entre manuais de instrução, guias, artigos jornalísticos, entre outros. Dessa forma, é necessário ter habilidades comunicativas e de escrita excelentes a fim de transmitir informações complexas de maneira que sejam facilmente compreendidas pelo público-alvo.
Quais as diferenças entre um UX writer e um technical writer?
Um technical writer se distingue de um UX writer também pelo tipo de texto redigido. Apesar de os dois serem voltados para a tecnologia, um redator técnico visa produções mais explicativas e instrutivas. Enquanto o UX writer foca em facilitar a navegação dos meios tecnológicos.
O que une essas profissões?
Como visto, as diferenças entre UX writer, copywriter e technical writer derivam das funções da linguagem. Essa adaptabilidade natural dos textos permite que o escritor enfatize certas características de acordo com o objetivo desejado, o que de certa maneira, quebra com o estereótipo de que o português "correto" é o rebuscado e excessivamente formal. Isso porque no que tange ao UX writing, a escrita deve ser o mais objetiva possível, para que seja de fácil entendimento. Já nas demais profissões apresentadas, um profissional pode se preocupar mais com o caráter instrucional enquanto o outro visa a persuasão.
A existência de diversos tipos textuais e, consequentemente, gêneros textuais, abre um leque de possibilidades ao graduando de Letras. É interessante, portanto, perceber que a aplicação dessa característica se estende para além dos meios tradicionais, como livros, revistas e jornais, e agora adentra o meio tecnológico com força. Dessa forma, a semelhança essencial entre essas profissões é a redação de textos para sites e aplicativos. Isto também mostra que o pensamento hegemônico do profissional e estudante de Letras somente como um reprodutor das normas gramaticais é falsa. Para trabalhar nesse ramo, é necessário conhecer os meios digitais e estar acostumado com os seus formatos e linguagem; é preciso estudar, conhecer e saber adaptar a língua a um contexto específico, tendo em mente não só as questões mercadológicas, mas também sociais. Assim, o letrólogo revela-se um estudioso e conhecedor da linguagem que é, felizmente, muito mais abrangente que o normativismo.
Responsável: Letícia Cunha e Marina Gaeta
Revisado por Daniely Ribeiro de Melo
Fontes:
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